A SÍNDROME DA ATTENTION WHORE

As mulheres podem até não admitir, mas mesmo a mais segura e bela de nós precisa ouvir um elogio, um assovio ou um ‘gatinha’ de vez em quando. Massagem no ego, na medida certa, é claro, sempre levanta o astral. Eu digo na medida certa porque também é muito constrangedor ser comida com os olhos por um velho babão e ouvir um indiscreto e sacana ‘gooooshtosa’. Aí, deixa de ser massagem de ego e vira assédio sexual, né?

Anyway, neste vasto mundo feminino, repleto de catigurias interessantíssimas – como a mulher-vampiro abaixo descrita, por exemplo – há uma espécie clássica que sempre me intrigou: a attention whore. Eu não consegui achar um termo mais abrasileirado/aportuguesado, porque perde a sonoridade, mas é algo como ‘putinha por atenção’.

Se toda mulher precisa de um pouquinho de atenção masculina aleatória, de vez em quando, a attention whore precisa de toda a atenção masculina aleatória, o tempo todo.

Dos anos 80 até o início de 2000, a attention whore seguia um modelito básico e praticamente imutável: decotão, micro-mini e cabelão. Ela ria alto para atrair os olhares, rebolava indiscretamente e fazia ‘cara de sexo’ o tempo todo. Raramente conseguia manter as amizades femininas, a não ser que todas as amigas fossem da mesma catiguria. Nunca teve interesse que o cara fosse necessariamente bonito ou interessante. Ela não quer namorar com ele. Ela, muitas vezes, sequer quer ir pra cama com ele. Ela só quer que ele queira ir pra cama com ela. Pode ser o marido da amiga, pode ser o amigo de infância, pode ser, sei lá, o padeiro da esquina. Sentou no meio-fio e tocou o pezinho no chão, tá valendo pra attention whore.

Até aí, tudo bem, mas qual não foi a minha surpresa, ao reparar, esses dias atrás, que esta espécie tão fascinante e odiada sofreu uma mutação genética e acabou se transformando?

Sim, senhoras e senhores, a ‘new and improved’ attetion whore perambula em nossos meios de forma muito mais discreta, tornando difícil a sua identificação. Nada de decotão, nem micro. A new attention whore não é sequer vulgar ao primeiro contato. Bonita, ela é. E, como sempre, ela sabe muito bem disso. Tem uma carinha de sonsa, de lerda, quase de débil mesmo. Eu levei muito tempo para admitir isso, mas, aparentemente, homem adora mulher que se faz de burra. Esse jeitinho de alienada passa a impressão de que ela é capaz de ir pra cama com ele rapidinho, sem nem perceber o que está rolando.

É claro que nós, mulheres, sabemos que essa espécie tem controle sobre todas as suas atitudes. Aquela olhadinha ‘flerteira’, aquele biquinho, aquela carinha de ‘tô ficando bêbada e fácil!’ e a atitude de ‘sou sua melhor amiguinha’ na frente da namorada do cara não são nada acidentais. São armas de sedução usadas conscientemente pela attention whore, que não descansa enquanto não tiver os olhares de toda presença masculina num raio de, no mínimo, 2 metros.


Eu já tive muita raiva da attention whore. Já tive até invejinha desse jeito sensual dela. Eu jamais conseguiria transmitir esse olhar lânguido e mongol, que, de alguma forma, é muito sexy para os homens. Mas aprendi que, novamente, o que há no fundinho de toda attention whore é aquela velha insegurança. Querer uma afirmação da própria beleza de vez em quando é uma coisa. Precisar dessa afirmação a toda hora é outra completamente diferente. Assim, com a idade e maturidade dos meus quase trinta, descobri que a attention whore é, na verdade, uma pobre coitada sem auto-estima...

Mas não deixo uma dessas sozinha com meu marido nem por 2 segundos. Afinal, como já dizia sábia vovó: quem tem pena do miserável, fica no lugar dele. ;-)

Comentários

  1. eei lu! sumiuu. só aproveitando as férias né. uheuheuhe tá acabando ):
    eu tenho lido seus textos só não dava tempo de comentar.
    bjoo, vê se aparece.

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.... seráq que essa mulherzinha existe???? Que fela!!!!!!! Acho que conheço uma assim!!!
    Bjos
    CIça

    ResponderExcluir
  3. oi querida
    estava procurando e achei um texto que você fez em 2005 sobre as implicancias femininas...

    adorei uma passagem dele
    fiz até uma comunidade no orkut
    de tão perfeito que achei

    se você tiver orkut e quiser ver
    o nome é:
    Implicancia feminina

    se gostar deixa um topico láa

    beeijo :*

    ResponderExcluir
  4. eu comi uma attencion whore esses dias...

    ResponderExcluir
  5. oi, quer sair comigo?

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela massagem no ego, anônimo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja sincero, porém, educado.