janeiro 28, 2007

TRAIÇÃO

Quando eu acho que finalmente vou encontrar um ponto de discussão com o qual homens e mulheres concordam ou com relação ao qual agem de forma igual, vêm minhas pesquisas de campo e acabam com minhas esperanças.

Venhamos e convenhamos, TRAIÇÃO é algo que afeta fortemente tanto homens quanto mulheres. Qualquer pessoa com um DNA 99% humano, teme ser traído. Qualquer pessoa que já gostou de verdade de outra pessoa, teme ser traído. Mas o peguinha é: O QUE É SER TRAÍDO?

Sondando minhas fontes de conhecimento emocional – entenda-se, meus amigos e amigas, preferivelmente, bêbados – questionei se traição era o mesmo que chifre. A resposta foi unânime para ambos os gêneros: não. Afinal, traição pode ser uma mentira, uma omissão, uma furada de olho, uma puxada de tapete. Pode vir de família, de amigos, de colegas de trabalho ou também de namorado(a), de ficante, de fuck buddy e várias outras categorias “amorosas”.

O chifre já é algo específico por apresentar uma conotação sexual. Muitas vezes, exclusivamente sexual. É um beijo, uma ficada, uma transa com alguém de fora do seu relacionamento.

Até aí, tudo bem. São conceitos que, aparentemente, todos entendem como diferentes. Mas o lance é, para as mulheres, o chifre, apesar de assustador, pode ou não possuir um aspecto mais assustador ainda: o do envolvimento psicológico. Um beijo de uma outra mulher no seu namorado é capaz de enlouquecer qualquer uma. Eu que o diga, visto que cogitei quebrar as pernas da vagaba que tentou tirar uma lasquinha do meu dito cujo uma vez. MAS o beijo em si não é pior do que, por exemplo, um beijo apaixonado.

O lance é, para a mulher, imaginar que o namorado levou um tempo se envolvendo, ou até se apaixonando por outra, aprendendo a admirá-la, a desejá-la, a achá-la mais bonita que você, é muito pior do que a idéia de um beijo bêbado sem noção, nem intenção. Saber que seu namorado conta para outra mulher coisas íntimas que não conta pra você é, simplesmente, hor.rí.vel. Uma facada no pulmão.

Deu pra sacar de qualé da parada? Não é o beijo ou o sexo com outra. Aliás, às vezes, não precisa nem rolar o beijo ou o sexo. É aquele envolvimento emocional que constitui a pior parte do chifre. É o que eu acredito ser a parte da traição de fato. Para mulher, traição é o envolvimento.

Para eles, porém, a questão sexual é muito mais importante. Quem nunca viu um amigo traído, ou o próprio namorado depois que o chifrou, ficar obsessivo a respeito dos detalhes sexuais da traição? Eles ficam muito mais preocupados em saber se o beijo do outro cara foi melhor ou, ainda mais agravante, se a mulher gozou mais com o outro, se o pau do outro é maior, se o outro tem mais técnicas sexuais. A obsessão deles é mais focada no sexo em si. Traição, para os homens, é o sexo.

Assim, mais uma vez, ficam as duas catigurias sem se entender. Eles temem mais o envolvimento físico, nóis tememos mais o envolvimento emocional...cri.....cri.....cri* e aí, alguém pode me dizer porque diabos a gente ainda tenta??

*são grilinhos, óquei, pípou?

11 comentários:

renata! disse...

aaaah.
você sumiu :\

tem msn?
:*

Gabriel disse...

Ei, faltou desenvolver como o lado masculino percebe a traição ! Vou te adiantar que para alguns (eu uai) não é só sexo. Sexo a gente abstrai. Às vezes. Envolvimento pode em certos casos ser pior, ou não, se não tiver tido sexo, por exemplo (:
Bjs

Anônimo disse...

Louiseeeeeeee...pelo amor do santo cristinho... falou tuuuuddddoooo!!! Acho que deslealdade é pior que traição!!! Com certeza algo que foi premeditado, pensado, maquinado nos atinge de maneira mortal... O acaso é perdoável ( leia-se: pode OU NÃO se perdoar!!)...o que é premeditado NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!
Tenho dito!
Bjos
Ciça

*****LULUPETERS***** disse...

Gabriel, você sabe que, de fato, a pesquisa do lado masculino ficou muito aquém do que eu gostaria. É que não estava com muito tempo para fazer minhas investigações com eles e acabei me apressando em postar o texto de qualquer maneira. Quem sabe não faço um adendo? :)

renata! disse...

Luuu como foi de carnaval? To sentindo falta dos seus textos. Tá sumida. :(

renata! disse...

meu carnaval foi legal mas fiquei na minha cidade mesmo, amanhã vou viajar (:
que bom que gostou do layout, eu adoro mexer com esse tipo de coisa pra site, quando você precisar (:
vou aguardar seus textos hein, eu até tentei escrever um (vc viu?)
mas ficou péssimo. :~ haha

bjos!
ps. e o msn, vc tem?

Erlam Castanho disse...

Voce disse tudo mesmo eu acabo de descobrir que sou traido a algum tempo (3 meses) estou sem saber ainda como cheguei a esse ponto na verdade estou perdido.. mas que vc disse tudo disse...

*****LULUPETERS***** disse...

Prezado Erlam,

espero que você supere essa traição, de verdade. É uma sensação terrível, mas, nem sempre significa o fim do amor, né?
Tudo de bom pra você e obrigada pela visita!

Anônimo disse...

Aconteceu um lance cmg, que me decpcionou muito, ele leu uma coisa, interpletou mal, e resolveu se vinga de uma forma crueu, deu em cima de uma garota na cara de pau, eu li conversa do msn, fikei arrasada, mas n acredita q eu n tenha feito nada, como não fiz mesmo.ai conversamos, ele disse q n ia sai com ngm, q falo ia se vinga me deixando com duvida , como eu o deixei, mas eu tentei explik ele n kiz escutar.Eu gosto muito dele e n aguentaria e n aceitaria o fato de ser traida.

Anônimo disse...

Meu principal problema com relação a traiçao é: Ja amei profundamente, me casei e fui traído. Ja estou com outra pessoa, mas, apesar desta nova pessoa nunca ter me desapontado, existe uma grande barreira. Medo de ser traido novamento. Isso ta me prejudicando. Nao consigo me aprofundar nesse novo relacionamento, que é estavel e ja dura ha 3 anos.

*****LULUPETERS***** disse...

Prezado anônimo,

a ferida que fica talvez seja a pior parte da traição. Cuidado para não se esconder atrás de uma justificativa como essa porque, de fato, é compreensível, mas já parou para pensar que sua barreira constante é um tipo de deslealdade com sua parceira atual.

Talvez se vc explicar para ela que ainda tem dificuldades em confiar em outra pessoa por conta do que aconteceu, ela poderá te ajudar muito.

Boa sorte com tudo e felicidades!